Seleção Brasileira Masculina de Handebol vence Chile e estará nas Olímpiadas de Tóquio

Brasil classificou em segundo lugar em um quadrangular entre Brasil, Chile, Coreia do Sul e Noruega. Os Nórdicos ficaram em primeiro; Sul-coreanos e chilenos terminaram em terceiro e quarto, respectivamente.

Por Silas Emanuel


Foto: REUTERS/Stevo Vasiljevic


A Seleção Brasileira Masculina de Handebol carimbou o passaporte rumo aos Jogos Olímpicos de Tóquio, na tarde deste domingo (14), após vencer a seleção do Chile por 26 x 24, pelo Pré-Olímpico de Handebol, que está acontecendo na cidade de Podgorica, em Montenegro.


O destaque da partida foi o goleiro Ferrugem. Autor de lindas defesas, ditou o ritmo de jogo defensivo do Brasil ajudando a equipe a parar o ataque chileno.

O Brasil não dependia só de suas forças para assegurar a vaga e contou com a vitória da Noruega sobre a Seleção Sul-Coreana por 44 x 31 e garantiu a segunda vaga do quadrangular.


Entenda:


Duas vagas estavam em disputa entre quatro equipes: Brasil, Chile, Coreia do Sul e Noruega. Os nórdicos venceram os brasileiros na estreia do torneio por 32 x 20 e os chilenos por 38 x 23. Na tarde de ontem, (13), o Brasil venceu a Coreia do Sul com diferença de seis gols: 30 x 24, chegando a vice-liderança do quadrangular, atrás – apenas – da Noruega. Chegou ao jogo de hoje, precisando vencer o Chile e torcer para um empate ou vitória da Noruega contra a Coreia o Sul para assegurar a vaga.


Desta forma, a Noruega ficou com a primeira vaga, terminando em primeiro no quadrangular, com três vitórias e o Brasil garantiu a segunda vaga, com duas vitórias. Coreia e Chile terminaram, respectivamente, na terceira e quarta colocação.


Mudança de cidade-sede:


A cidade norueguesa de Trondheim seria a selecionada para acontecer os jogos, originalmente, mas devido a pandemia da Covid-19 e medidas de segurança, a Federação Internacional de Handebol (IHF) escolheu por Podgorica, capital montenegrina, como cidade-sede.


Olímpiada de Tóquio em 2021:


Ao todo, serão 12 seleções brigando pelas medalhas olímpicas. Noruega e Brasil juntam-se ao Japão, País sede, Dinamarca, campeão Mundial, Argentina, Bahrein, Espanha e Egito, já classificados. Outros dois Pré-Olímpicos estão em disputa. Em Montpellier, na França, estão disputando duas vagas: França, Portugal, Tunísia e Croácia; e em Berlim, capital alemã, disputam duas vagas: Alemanha, Suécia, Eslovênia e Argélia.