Psicologia Viva: cuidando da Saúde Mental de todos os empregados da MVV



Mineração Vale Verde está ampliando os programas de saúde em meio à pandemia com sessões terapêuticas


Autor: Breno Airan / Ascom MVV


A pandemia do novo coronavírus (COVID-19) tem provocado, segundo especialistas, um aumento do grau de estresse e ansiedade entre as pessoas. Ciente disso e preocupado em oferecer as melhores condições para manter o bem-estar e a saúde dos empregados, o Grupo Appian Brazil está oferecendo um serviço na área de Psicologia para todos seus efetivos.


A Appian, controladora do capital da Mineração Vale Verde (MVV), estabeleceu uma parceria com a instituição Psicologia Viva, considerada no mercado a maior plataforma online de consultas terapêuticas na América Latina.


A iniciativa está beneficiando todos os empregados do Grupo, incluindo os empregados da MVV, no Agreste alagoano; os da Atlantic Nickel, outro ativo da companhia situado no interior da Bahia; e os que trabalham no escritório corporativo em Belo Horizonte.


Os empregados têm direito a duas sessões por mês, de forma gratuita. Caso a pessoa queira continuar com mais encontros terapêuticos, sessões adicionais serão subsidiadas pela Appian, tendo um custo reduzido para o empregado.


“Estamos cientes dessa nova realidade que vivemos e queremos ajudar todos, sempre que possível, na busca pela saúde e bem-estar. A Appian Brazil acredita que as pessoas estão sempre em primeiro lugar”, pontua o gerente de Assuntos Corporativos, Pessoas, Saúde, Segurança e Meio Ambiente do Grupo, Diogo Oliveira.


Na plataforma, que começou a funcionar no início de abril, estão disponíveis psicólogos graduados e registrados nos conselhos regionais de Psicologia, treinados para realizarem consultas online. É importante frisar que todas as sessões são virtuais e com total segurança e confidencialidade.


Letícia Lorrane Patrício Silva, estagiária de Planejamento e Controle da Appian Brazil, começou a fazer terapia logo na primeira semana de funcionamento do Psicologia Viva. “A iniciativa da Appian veio em um momento oportuno. Está me ajudando nesse momento de isolamento social e de adaptação ao 'novo normal'. Já tive minha primeira consulta online e gostei bastante. Pretendo fazer por um bom tempo”, afirma Letícia.


Outra que iniciará em breve o programa é a analista de Comunicação e Sustentabilidade da MVV, Carla Gomes. Para ela, autoconhecimento é tudo.


"Quem você é, o que você deseja da vida e em que fase você está. Essas questões são fundamentais e muito profundas. Às vezes, estamos no automático e não nos voltamos para dentro. Precisamos buscar essas respostas internamente. No meio da nossa rotina, devemos ter um momento para olhar para nós mesmos. É muito bom ver essas pautas de saúde mental e espiritual surgindo no ambiente de trabalho, sobretudo, aqui na MVV, empresa que enxerga que essa busca de cada um é essencial, empresa que anseia que o empregado exerça suas atividades, mas que esteja bem consigo mesmo", pontua Carla.


ACOLHIMENTO


Além da Plataforma Psicologia Viva, a MVV já possuía desde o início de 2021 um benefício de “Acolhimento Psicológico” para os empregados, voltado para questões pontuais. Uma vez por semana, um psicólogo fica disponível no escritório da MVV, em Craíbas, para atendimentos de 40 minutos.


Caso haja necessidade de ampliar o número de consultas, o empregado pode usar a plataforma Psicologia Viva ou o próprio plano de saúde oferecido pela empresa.


Decerto, essa oportunidade de consultas auxiliará o efetivo da MVV e das empresas do Grupo Appian Brazil no enfrentamento dos obstáculos da vida pessoal e profissional e no desenvolvimento de uma mente saudável, sobretudo, na fase em que estamos vivenciando a partir dos desafios impostos pela COVID-19 nas rotinas de cada um.


SOBRE A APPIAN


Desde 2018, 100% do capital da MVV pertence a um fundo de investimentos administrado pela Appian Capital Advisory LLP focado em mineração. O fundo também possui um ativo no Brasil no município de Itagibá (BA), denominado Atlantic Nickel, com foco na produção de concentrado de níquel sulfetado e capacidade nominal de 120 mil toneladas/ano, que voltou a operar em janeiro de 2020. Sediada em Londres, a Appian possui ainda escritórios em países como África do Sul e Canadá.