Prefeitura realizará testes rápidos para Covid-19

Atualizado: 25 de Abr de 2020



Na última segunda-feira (20), a Prefeitura de Arapiraca recebeu do Ministério da Saúde um lote de 760 Testes Rápidos para o diagnóstico da Covid-19. A princípio, destinado a atender os grupos prioritários de profissionais de saúde e de segurança em atividade e em pessoas que residam no mesmo endereço e que apresentem sintomas respiratórios. 


A partir de uma determinação do prefeito Rogério Teófilo, após reunião com o grupo técnico da saúde, nesta quinta-feira (23), o Município amplia a assistência à população e passa a disponibilizar os Testes Rápidos, além dos grupos prioritários, também para todos os pacientes suspeitos notificados pelas Unidades Básicas e Unidade Sentinela.


A medida visa dar agilidade ao diagnóstico dos casos suspeitos de Covid-19. Antes da chegada dos Testes Rápidos, que agora passam a ser realizados em Arapiraca, o Município dependia, exclusivamente, do Laboratório Central de Alagoas (Lacen), que é responsável pelo exames de todo o Estado, o que gera demora nos resultados, dificultando o diagnóstico e levantamento real dos casos.


“Em Arapiraca nós temos três casos confirmados para o coronavírus, mas nossa população continua sendo penalizada  pela demora no resultado do exames, realizados pelo Lacen. Por isso determinei que os testes rápidos que recebemos do Governo Federal  sejam utilizados  em todos os pacientes com quadro suspeito. Dessa forma, nós teremos um  diagnóstico real da situação    do coronavírus em nossa cidade”, declarou o prefeito Rogério Teófilo.