Prefeitura de Palmeira inicia vacinação contra a Covid-19


Além dos representantes dos grupos prioritários, funcionários da UPA também receberam a dose da vacina / (Fotos: Nei Correia/Assessoria)


Por: Lucianna Araújo e Kelly Marques / Ascom


A Prefeitura de Palmeira dos Índios, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) iniciou nesta quinta-feira (21), a vacinação dos grupos prioritários que serão imunizados contra a Covid-19, o novo coronavírus, representados por cinco profissionais da área da Saúde.


Na ocasião, o cerimonial da prefeitura fez a leitura dos nomes das 60 pessoas que morreram no município, entre os meses de abril de 2020 e janeiro de 2021, por causa da doença. Também foi feito um minuto de silêncio em memória das vítimas e respeito às famílias que perderam parentes e amigos para o vírus.


A imunização está sendo feita pelo serviço drive thru, na sede da SMS, das 8h às 17h. Os profissionais que trabalham na linha de frente no combate à Covid-19 também receberam a primeira dose do imunizante. Hoje foi a vez dos que trabalham na Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Muito emocionado, o secretário de Saúde Diorgenes Costa agradeceu à equipe por nunca desistir de lutar durante todo esse período. “Desde ontem, quando essa vacina chegou, a equipe não parou de trabalhar e tem sido muita emoção. Só quem sabe é quem está no dia-a-dia e na linha de frente. Para as coisas acontecerem, foi preciso trabalhar muito lá atrás. Aqui, somos uma família e somos a esperança para muitos e a nossa equipe sempre deu o melhor. O governador, em certa reunião, citou que Palmeira tem sido uma das cidades que mais tem trabalhado nessa pandemia. Por isso que cada um está de parabéns por todo o esforço”, disse Diorgenes.

Para o prefeito Júlio Cezar, o ato que inicia a vacinação dos grupos prioritários é simbólico, mas de extrema importância para o município. “Perdemos muitas pessoas queridas, que não tiveram a oportunidade de tomar a vacina. Hoje é um dia para a gente não esquecer, pois a ciência dá a esperança de vencermos esse inimigo invisível e que deixou o mundo de joelhos, pedindo a Deus a cura para a doença. Quero homenagear as cinco primeiras pessoas que tomaram o imunizante em Palmeira, além dos governos federal e estadual, ao governador Renan Filho e o secretário estadual de Saúde Alexandre Ayres por todo apoio e ajuda. Agradecemos, também, aos profissionais da UPA, do Hospital Santa Rita, os profissionais da Saúde da gestão, do Samu e os vacinadores que vão imunizar as pessoas que estão na linha de frente e que colocam, diariamente, suas vidas em jogo e que também curaram muita gente nessa pandemia. A vacina é uma benção de Deus para nós e para a humanidade”, afirmou o prefeito Júlio.


Primeiras pessoas vacinadas nesta quinta-feira (21):

Maria de Fátima Bezerra da Silva, 67 anos, da Unidade Básica de Saúde (UBS) Boa Sorte; Maria Gorete da Silva, 55 anos, da UPA; José Luiz Araújo, 60 anos, da UPA; a indígena Nará Celestino, da aldeia Mãe Serra do Capela, e Emílio Silva, 81 anos, médico da UBS Canafístula. Todos residem em Palmeira e são funcionários da Saúde. Os servidores da UPA também foram imunizados nesta quinta no serviço drive thru.

O Plano de Vacinação em Palmeira dos Índios seguirá o seguinte cronograma:

Local de vacinação: sede da SMS – serviço drive thru

Horário: 8h às 17h

Quinta (21) e sexta (22): funcionários da UPA

Sábado (23): funcionários da Central da Covid-19

Domingo (24) e segunda (25): Hospital Regional Santa Rita (funcionários da Ala Covid-19)

Terça (26): Vila do Idoso, in loco, (manhã)

Funcionários do Laboratório Remi Maia (tarde)

Quarta (27), quinta (28) e sexta (29): funcionários dos PSF’s.