Pandemia: entenda a diferença de atendimento na Unidade Sentinela e 5º Centro de Saúde



Unidade Sentinela de Arapiraca funciona no prédio do 3º Centro, localizado no bairro Santa Edwiges (Foto: Pablício Vieira / Ascom Arapiraca)


Autor: Ercik Balbino / Ascom Prefeitura de Arapiraca


Desde o último dia 8 de março, o 5º Centro de Saúde de Arapiraca, localizado no centro da cidade, passou a atender exclusivamente casos de Síndromes Gripais. Com a mudança, algumas pessoas ficaram na dúvida: qual serviço procurar?


Tanto 5º Centro quanto Unidade Sentinela funcionam, atualmente, como Centro de Triagem e Atendimento para Síndromes Gripais, mas o público-alvo delas se diferem um pouco.


A Unidade Sentinela, localizado no bairro Santa Edwiges, recebe todos os pacientes com suspeita e confirmação de Covid-19, mas é a referência em atendimento dos casos com gravidade média, que é quando o paciente está saturando entre 90 e 94%.


Já o 5º Centro tem funcionado com o atendimento dos casos leves, que é quando a saturação está igual ou superior a 95%. O procedimento é discriminado através de fluxograma organizado pela Superintendência de Atenção à Saúde da Prefeitura de Arapiraca.


É importante frisar que ambos os serviços são porta aberta para todos os casos e estão disponíveis para oferecer o acolhimento a todos os casos de síndrome gripal.


“O paciente que é recebido no 5º Centro de Saúde de Arapiraca passa por avaliação. Se a saturação dele for superior a 95% será atendido lá mesmo. Se a saturação estiver entre 90 e 94%, ele será encaminhado para a Unidade Sentinela, e se a saturação estiver igual ou inferior a 89%, a equipe encaminhará o paciente, via SAMU ou ambulância municipal, para o Hospital Regional Nossa Senhora do Bom Conselho, porta de entrada dos casos mais graves”, explica a superintendente de Atenção à Saúde, Josineide Soares.