OAB Subseção Arapiraca realiza reunião híbrida para debater políticas educativas socioambientais



Autor: William Rocha / Ascom OAB


A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Alagoas, por meio da Subseção Arapiraca realizou na última sexta-feira (14) uma reunião hibrida, presencial e on-line, para alinhamento de atividades em prol da sociedade, discutindo possíveis engajamentos nas políticas públicas ambientais e de proteção animal.


Durante a reunião foram elencadas sugestões e melhorias para o planejamento e execução de um plano de Política Educativa Socioambiental em conjunto com a administração pública local.


“Pudemos debater alguns tópicos de total relevância voltado ao tema socioambiental. Respeito às leis ambientais, reciclagem, descarte adequado de resíduos e transparência para sustentabilidade ambiental, além da proteção animal são fundamentais para que tenhamos uma sociedade humanizada e autossustentável”, destacou Daniel Fernandes.


Para a vice-presidente da Comissão de Meio Ambiente e Bem-estar Animal, Giovanna Vasco, é notável a preocupação que o poder público tem demonstrado para a causa animal, e percebendo essa movimentação, foi criado uma cartilha de orientações e cuidados.


“Nós enquanto ordem dos advogados e conhecedores das leis temos um importante papel de educação e orientação normativa. Pensando nisso, a Comissão de Meio Ambiente e Bem-estar Animal criou a cartilha do cuidado consciente com os animais. Ela trata desde os cuidados, até a importância da castração em uma linguagem simples para que seja acessível a todos”, destacou Vasco.


Ainda segundo ela, projetos voltados ao Meio Ambiente também têm sido tocados na Subseção Arapiraca, a fim de levar a colaboração da advocacia junto à sociedade.


“É importante o engajamento da OAB com a coleta seletiva. Já temos um PEV mas a ideia é justamente incentivar a classe dos advogados, e colaborar com o poder público para que a coleta no município de Arapiraca seja realizada de forma eficiente, até porque cuidar do meio ambiente não é só um papel do poder público, é um papel da sociedade como um todo, sendo a nossa missão ajudar no que for possível para um meio ambiente sadio e equilibrado”, finalizou.


O encontro contou com a presença do presidente Daniel Fernandes, da Secretaria Adjunta Rosicléia Amorim, da Coordenadoria de Comissões, bem como das comissões de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal e da Comissão de Apoio Institucional.