Idosos a partir dos 85 anos serão vacinados com as 27.500 doses de Oxford, diz Governo do estado

Carregamento chegou em Alagoas na madrugada de sábado para domingo e será distribuída já na próxima segunda (25).


Por Silas Emanuel, com informações da Agência Alagoas


Um segundo lote de vacinas, destinadas pelo Ministério da Saúde ao estado, chegou na madrugada deste domingo (24), no Aeroporto Zumbi dos Palmares. Elas foram desenvolvidas pela Universidade Oxford, em parceira com o laboratório AstraZenica. Segundo o Governo, as 27.500 doses do imunizante serão destinadas aos idosos a partir dos 85 anos.

Renan Filho e Alexandre Ayres aguardando os imunizantes. FOTO: Felipe Brasil


Vindas da Índia, ao chegar em solo brasileiro, foram examinadas pela ANVISA, para saber se não sofreram nenhuma avaria durante a longa viagem. Após o processo de checagem e impressão de etiquetas com informações de uso, em português, começaram a ser enviadas aos estados. O carregamento de Alagoas foi recebido pelo Governador de Alagoas, Renan Filho (MDB) e pelo Secretário de Saúde, Alexandre Ayres.


A ideia de vacinar, inicialmente, este público com o lote recém-chegado veio do governo do estado, que afirma ter doses para proteger população mais idosa.


"Esta quantidade de vacinas que chegou ao Estado nos permite realizar a vacinação deste público. Se você conhece alguém com mais de 85 anos, basta procurar a Secretaria de Saúde do seu município para se informar", comentou, Renan Filho.

Ainda segundo o Governador, o lote será dividido e enviado aos municípios conforme projeções demográficas do IBGE e enquanto isso, os profíssionais de saúde continuarão a ser vacinados.



Alexandre Ayres segurando dose do imunizante vindo da Índia. FOTO: Felipe Brasil