Fase Vermelha: Prefeitura intensifica fiscalização em estabelecimentos


Foto: Pablício Vieira / Ascom Arapiraca


Autora: Lohuama Alves / Ascom Arapiraca


Com o aumento dos casos de Covid-19 em toda a região Agreste, e em cumprimento ao decreto estadual, a Prefeitura de Arapiraca intensificou a fiscalização aos estabelecimentos em todo o município. A medida tem como objetivo diminuir a circulação de pessoas e veículos na região e, assim, evitar a propagação do coronavírus.


As ações visam combater o descumprimento das medidas previstas no Decreto Governamental e ganharam reforço em Arapiraca desde a última semana.


Diversas operações integradas, com emprego das secretarias de Saúde, Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico e Turismo, SMTT e Polícia Militar, têm sido realizadas para evitar que haja aglomerações e irregularidades no funcionamento de empresas e estabelecimentos comerciais.


A secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rosa Lira, destaca que terão fiscalizações e operações integradas para combater as irregularidades e fazer com que o decreto seja cumprido em todo o município.


“Estamos reforçando a fiscalização e atuando de forma integrada para cumprirmos o decreto. Mais de 60 colaboradores estão na ação de forma alternada e em todos os turnos. É importante que a população tenha consciência da necessidade de seguir as recomendações das autoridades de saúde, para que juntos possamos vencer o coronavírus e retomar nossas atividades com segurança”, frisou Rosa Lira.


O descumprimento das regras da fase vermelha pode ser denunciado através dos números: 190, 3521-3051 e 98833-8934.

Punições aplicadas


Desde a última semana, as equipes realizaram vistorias em várias bairros da cidade, com a identificação de dez estabelecimentos, dentre eles bares, restaurantes e lanchonetes que estavam abertos sem cumprir as normas.


Os proprietários ou responsáveis foram notificados a cumprir a legislação vigente e em seguida multados.