Cheguei, Chequei: Mineração Vale Verde lança campanha contra COVID-19


Ação pretende sensibilizar empregados e comunidades vizinhas ao Projeto Serrote para o combate à doença / Foto: Ascom


A vacina contra o novo coronavírus chegou ao Brasil, contudo, esse fato não pode ser motivo para qualquer relaxamento, em se tratando dos cuidados e da prevenção à COVID-19.


Precisamos manter a calma e a consciência de que, cuidando de nós, estaremos também fazendo o mesmo pela nossa família e por todos à nossa volta.


Por isso, a Mineração Vale Verde (MVV) lançou a campanha "Cheguei, Chequei e Não Me Acomodei", incentivando e orientando os empregados, prestadores de serviço e população para que o enfrentamento à COVID-19 se mantenha firme.


“Ainda que estejamos habituados com o uso da máscara e outros protocolos de segurança, é preciso que levemos para fora do nosso ambiente de trabalho a mesma preocupação que temos aqui dentro. Não podemos deixar de lado alguns pontos importantes no dia a dia”, pontua o gerente geral de Operação do Projeto Serrote da MVV, Tony Lima.


Lavar as mãos com água e sabão; utilizar álcool gel 70%; manter o distanciamento mínimo; higienizar pertences com panos umedecidos com sabão, ou água sanitária ou álcool 70%; e tirar a roupa e colocá-la para lavar assim que chegar em casa são hábitos que precisamos voltar a ter com mais ênfase neste momento em que os casos estão voltando a subir.


Com a campanha, a MVV está estimulando ainda mais os seus empregados e prestadores de serviço sobre a necessidade constante da prevenção à COVID-19, bem como os moradores da região do Agreste alagoano.


Internamente, dentro do Projeto Serrote – situado entre as cidades de Arapiraca e Craíbas –, através de um QR Code do “Cheguei, Chequei e Não Me Acomodei”, é possível os empregados fazerem um checklist para saber se estão com sintomas da COVID-19 ou não. Diariamente, ao acordar, todos acessam o QR Code e fazem a checagem de segurança, fomentando a cultura de Comportamento Seguro da MVV.


Também foram instalados totens com álcool gel com a marca da campanha e o QR Code atrelado e estão sendo realizados diálogos internos de segurança, ações de sensibilização com participação dos empregados e, em breve, uma série de vídeos protagonizados por eles, que demonstrarão a postura preventiva da empresa no combate à COVID-19.


“É importante frisar que o intuito não é apenas ter esse zelo no trabalho, mas levar essa mensagem para as nossas residências, para o núcleo onde estão as pessoas que mais amamos. Dessa forma, podemos ser multiplicadores do bem. Afinal, na nossa empresa, a Segurança está sempre em primeiro lugar”, diz o gerente Tony Lima.


Além dos nossos empregados e prestadores de serviço, as comunidades e municípios onde estamos inseridos já estão tendo acesso à campanha da MVV por meio de busdoors, outdoors, cartazes e jingle nas rádios locais – com participação especial de Afrísio Acácio, Mário Maia e Lobinho, artistas da nossa terra. Haverá, ainda, desdobramento sobre o assunto nos Diálogos Sociais com as 14 comunidades vizinhas ao Projeto Serrote.


Assim, somamos esforços para esse senso de comunidade aflorar e preservar incontáveis vidas ao nosso redor. Juntos venceremos mais esse desafio.



SOBRE A APPIAN


Desde 2018, 100% do capital da MVV pertence a um fundo de investimentos administrado pela Appian Capital Advisory LLP focado em mineração. O fundo também possui um ativo no Brasil no município de Itagibá (BA), denominado Atlantic Nickel, com foco na produção de concentrado de níquel sulfetado e capacidade nominal de 120 mil toneladas/ano, que voltou a operar em janeiro de 2020. Sediada em Londres, a Appian possui ainda escritórios em países como África do Sul e Canadá.


Autor: Breno Airan / Ascom MVV